“Tradição sem invenção não é rio”, esse é o tema da edição #16 da revista Outros Críticos (OC), que será lançada na quinta-feira (17/12), às 20h, no canal de Youtube do projeto. Para celebrar o momento e instigar o debate que percorrerá as páginas da publicação, o músico, cantor e compositor Nilton Junior, do Coco de Toré Pandeiro do Mestre, preparou um show-oficina especialmente adaptado para a ocasião do lançamento da publicação. A revista Outros Críticos #16 conta com a diagramação de Fernanda Maia e foi construída em diálogo com as obras da artista visual Ianah Maia. O show-oficina de Nilton Junior é gratuito e a revista será disponibilizada na íntegra no outroscriticos.com.

“Como tema da revista fala da relação entre tradição e invenção, a gente viu que o Coco de Toré tem uma preocupação de jogar o toré pra frente, com as oficinas e shows que eles realizam, fazendo com que essa tradição dialogue com outras linguagens e com outros artistas, tornando-a ainda mais viva”, explica Carlos Gomes, editor da revista Outros Críticos. Músico, cantor, compositor, arranjador, diretor musical e produtor musical, Nilton Junior é membro-fundador do Coco de Toré Pandeiro do Mestre, sendo participante ativo (e inventivo) nos rumos que a música brasileira tradicional tomou nas últimas duas décadas.
Artista de vasta experiência internacional, Nilton Junior já se apresentou e ministrou oficinas na Europa e nos Estados Unidos. Para o lançamento da revista Outros Críticos, o músico apresentará uma versão condensada da oficina “Coco de Toré – O mistério da dança circular anti-horária”, que intercala apresentação musical ao vivo e exposição oral sobre temas que compõem o pluriverso das manifestações populares brasileiras e suas ritualísticas. Os músicos que acompanham Nilton Junior neste show-oficina para a Outros Críticos são Andella Santana (voz e maracas) e Rodrigo Félix (voz e bombo 18″).

A REVISTA
Essa edição da revista Outros Críticos também conta com uma série de textos que dialogam como o tema principal da revista, como por exemplo o do jornalista GG Albuquerque, que realizou uma entrevista com a “pastora missionária evangelista”, Ventura Profana, artista travesti negra que questiona as tradições coloniais por meio da música e performance. Já o pesquisador Abiniel João Nascimento (Carpina/PE), um dos selecionados por meio de convocatória pública, escreveu um ensaio crítico sobre o show-oficina do Coco de Toré Pandeiro do Mestre.
Outro destaque desta edição é o texto da artista Clara Nogueira, que evidenciou a arte do bordado na cidade de Passira, interior de Pernambuco. O músico e pesquisador Rodrigo Caçapa apresenta um ensaio provocador sobre o lugar da tradição e da inovação na música, a partir de exemplos de artistas que podem facilmente ser enquadrados nesses dois lugares. A fotógrafa Priscilla Buhr realizou um ensaio fotográfico/textual a partir da música “A lente do Homem”, de Mateus Aleluia.
Mayara Bezerra (Santa Cruz do Capibaribe/PE), também selecionada por meio de convocatória pública, produziu o texto “Aboio, Espinho e Gibão”, a partir do Grupo Cultural Filhos da Terra, que promove a Cavalgada das Mulheres, em Campina Grande (PB). Já a artista goiana Sallisa Rosa apresenta um trabalho que ressignifica uma coleção de facas tradicionais da sua família.
Na seção colaborativa Polivox, o editor Carlos Gomes parte de uma conversa com o Rodrigo Caçapa para formatar a provocação que foi respondida por Thays Albuquerque, Claudio Rabeca, BELLA, Beto Xambá e Thelmo Cristovam. Esta edição conta com a diagramação da designer Fernanda Maia e foi construída em diálogo com as obras da artista visual pernambucana Ianah Maia.
A revista Outros Críticos tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).
Serviço:
Lançamento da revista Outros Críticos #16
Quando: Quinta-feira, dia 17/12
Horário: 20h
Onde: Canal de Youtube do Outros Críticos
Acesso gratuito
* A revista será disponibilizada na íntegra no site outroscriticos.com.
Fotos: José de Holanda/Divulgação
Texto: Rodrigo Édipo
seja o primeiro a comentar