Livro
“Ninguém é perfeito e a vida é assim”: a música brega em Pernambuco (2017), de Thiago Soares
“Ninguém é perfeito e a vida é assim”: a música brega em Pernambuco (190 p.), de Thiago Soares – Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é uma oportunidade de conciliar, em uma única obra, as diversas camadas que o brega recifense e pernambucano descortina, se observado com atenção: a trajetória de artistas das periferias do Recife, sexualização, os subgêneros musicais do brega, as referências pop, (a ausência de) políticas culturais para o segmento, raça, gênero e luta de classes. Essas e outras percepções são registradas também no ensaio visual do fotógrafo Chico Ludermir, que acompanha a publicação, editada pelo Outros Críticos.
passagens performances processos (2015), vários autores
Carlos Gomes, Karol Pacheco, Marina Suassuna, Rodrigo Édipo/Igor Marques
E-book de ensaios organizado pelo Outros Críticos sobre as apresentações de Juçara Marçal, Russo Passapusso, Thiago Pethit e da Banda Matalanamão na 20ª edição do Festival Rec-Beat, que ocorreu durante o carnaval pernambucano deste ano.
no mínimo era isso: 10 bandas, 10 ensaios (2013), Carlos Gomes (org.)
“no mínimo era isso” é espaço para encontros. Os ensaios sobre as 10 bandas aqui presentes não farão sentido sem a leitura e escuta posterior do público. Os textos servem como ignição para outras interpretações, posicionamentos, embates e crítica.
Entrelugares: notas críticas sobre o pós-mangue (2012), de Ricardo Maia Jr.
Em Entrelugares: notas críticas sobre o pós-mangue (2012), Ricardo discute sobre a conceituação da geração pós-mangue, a sonoridade e a estética dos artistas dessa geração, assim como as suas letras de música, os novos modelos de fomento, produção e difusão da música, a crítica, entre outras análises que, não sendo tema central do livro, permeiam o campo de observações em que os ensaios abarcam.